sábado, 15 de julho de 2017

Como compartihar HD NTFS com o samba

Compartilhando partições  com o samba Linux

O que é o servidor samba

O samba é uma camada de software livre smbd em que servidores linux podem compartilhar seus recursos com terminais clientes com sistemas operacionais windows, saiba mais sobre o samba em samba.org  de acordo com o Wikepedia Samba (software) foi criado " por Andrew Tridgell em 1992. Tridgell precisava montar um espaço em disco em seu PC para um servidor Unix. Esse computador rodava DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos NFS (Network File System) para o acesso. Porém, um aplicativo precisava de suporte ao protocolo NetBIOS (que não era suportado pelo NFS)" disponivel em https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_(software)".
Utilizando o samba smb, podemos disponibilizar ampla gama de serviços tais como: serviço de impressão, arquivos e etc, todos de forma otimizada tanto quanto as disponiveis nos sistemas proprietarios mais famosos e difundidos. Pois conta com uma grande gama de configuraç'oes potenciais a seus servidores baseados no linux.
Este software livre esta protegido sobre a licença GNU (GNU's not Unix) geralmente ele vem instalado em distriuiçoes linux principalmente as que vem no modo DVD iso, porém se o seu sistema linux não possuir o software,  vamos começar o nosso artigo instalando o software com um belo artigo simples, tenha uma boa leitura!.

Antes de instalar o samba iremos preparar o sistema Linux com os usuarios e grupos que serao usados para fazerem acesso ao recursso, se no seu caso for compartilhamento security = user

Criando usuarios no linux

Podemos criar usuarios com ou sem a pasta de arquivos referente a este usuario, de preferencia para facilitar-mos o uso e nao ficar criando diretorios sem utilizaçao é mais segura pois tira algumas brechas que poderiam ser usadas para possiveis ataques de crackers com acesso aos serviços SSH e Telnet por isso damos mais enfase a criaçao, sem pasta do usuario, mas isso fica a seu criterio de escolha.
imagem 1 (Blog do KDSTI)
 Criando usuarios sem pastas no Linux

Criando usuarios no Linux sem pastas "Ficticios" 

Comando
# adduser --disabled-login --no-create-home katec

Criando usuarios no linux com suas pastas "Reais"

Comando
# adduser katec

2.0 Passo criação dos usuarios no samba

Esta etapa se trata apenas na verdade de pegar os usuarios criados no linux para fazer uma concessao com o serviço samba para isto usamos o comando:
criando usuarios no linux para acessarem compartilhamento no samba
Criando usuarios no Linux com pastas
# smbpasswd -a katec


2.1 Criando um grupo de usuarios (OPCIONAL)


Criando um grupo de usuarios podemos aplicar uma politica unica de segurança onde um determinado grupo em particular pode ter determinador acesso de escrita, leitura e execuçao. já qualquer outro usuario ou grupo ao que nao pertença as permissoes concedidas no samba e no linux
Comando
# addgroup ti


Instalando o samba servidor no Linux

A instalação do samba e facil e rapida e só continuar os comandos no terminal com o usuario root e digitar o seguinte comando.

apt-get install samba smbclient smbfs

Com nosso compartilhamento samba já instalado em nosso computador, vamos partir para a criação dos usuarios que se conectaráo ao nosso servidor de arquivos, pois como o samba e uma aplicação que roda sobre um sistema onde para ter acesso a um arquivo ou serviço e preciso de acesso de um usuario,temos que fazer este passo para conceder o acesso ao serviço samba, esta etapa e dividada em duas subetapas: usuarios no linux e usuarios no samba


 2.2 Para montarmos uma unidade em NTFS ou EXT4 com montagem automatica

Devemos criar um ponto de montagem permanete, para isso devemos editar o arquivo fstab, fazendo uma pequena edição podemos fazer com que a unidade seja montada em um ponto fixo na inicialização do sistema. Veja na imagem a seguir:

Para montarmos uma unidade em NTFS ou EXT4 com montagem automatica
Criando um ponto de montagem permanete, editando o fstab no Linux




A unidade que utilizei foi /dev/sda5 e montarei em mnt/ e la já previamente criei uma pasta "arquivos " para alojar a montagem da unidade em ntfs, veja a imagem a seguir:
visualização das unidades para criação de ponto de montagem automatico
Usando o gparted linux para ver as informações das unidades
A imagem a seguir mostra como devemos configurar o arquivo fstab configurado preste atenção nos codigos que possuem as cores abaixo deles o codigo tem que ser seguido da mesma forma so mudando o formato da unidade ntfs,ext3, ext4, etc.
Montando a unidade ntfs para compartilhar no samba
Edição do arquivo fstab para montagem automatica de unidades
Comando
# /dev/sda5 /mnt/arquivos ntfs auto,rw,users 0 1

logo apos a conclusao da ediçao do fstab reinicie seu computador e nao se preocupe pois a unidade desaparecerá da abitual localizaçao ficando montada no caminho que especificamos "/mnt" neste caso voce pode clicar com o botao auxiliar e criar atalho para facilitar sua busca e visualização. como na imagem a seguir:

Com a montagem automatica podemos compartilhar qualquer unidade logica no samba
Montagem de unidade ntfs para compartilhar no samba Linux
Sempre observe qual o nome da sua unidade montada no meu caso é sda5  seu formato é ntfs e será montada na unidade /mnt/ o nome ao qual será dado arquivos

 Criando e configuranado o samba em smb.conf

Vamos ao passo de editar o e de forma generica tem muito mais a ser configurado e estudado veja mais em samba doc, mas por enquanto copie e cole ou como gosto de instuir escreva você mesmo para ativar sua memoria motora saiba mais sobre este tema, mas voltando ao tema veja a imagem a seguir:
configurando o samba smb.conf para compartilhar arquivos e recursos entre Linux e Windows
 Criando e configuranado o samba em smb.conf

#
[dados]
path = /mnt/dados
writable = yes
guest ok = yes

Após terminar a edição reinicie seu sistema operacional linux para que as modificaçoes sejam aplicadas ao sistema, ao inicar o sistema opercional note que o drive NTFS ou EXT4 nao aparecerá mais na lateral como de costume, pois ela já esta montada e para vê-la va ao caminho que montamos a partição /mnt/dados , neste caso se voce quiser por um atalho e so clicar com o botao auxiliar e fazer este procedimento, com isso terminanos esta etapa e passamos pra etapa final.

Criando o compartilahmento no Samba

Com tudo pronto, vamos fazer a criaçao das redes que iremos compartilhar os arquivos no samba, neste pate criaresmos o nome do compartilhamento, apontaremos o local de origem "path" e as diretrizes de acesso. Esta ediçao e feita no arquivo smb.conf
Comando
Apontaremos o local de origem "path" e as diretrizes de acesso. Esta ediçao e feita no arquivo smb.conf
Criando o compartilahmento no Samba
# [katec]
path = /mnt/arquivos
browseable = yes
read only = yes
guest ok = no
writable = yes
public = yes

Após termnar de editar e salvar faça uma reinicialização no serviço samba com o comando a seguir:
# /etc/init.d/smbd restart

Bom com tudo feito e funcionando e hora de partir-mos, não deixe de ler um pouco mais, neste caso e conhecimento para alma certo, deixe seu comentario, compartilhe pois contamos com esta força contamos para que cada dia cresssamos e possamos ajudar mais pessoas na area de tecnologia








Share:

0 comentários:

Postar um comentário