Ads Top

Coerções em java

Em nossa jornada de aprendizado lidamos com Conversão de tipos numéricos em java, agora iremos falar um pouco de Coerção, de acordo com Wikepédia, significa o ato de é o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força. Então a coerção nada e mais que a conversão forçada de tipos de dados primitivos, no caso estudado aqui java.
pressionar ou compelir alguém a fazer algo
Java oracle
Naturalmente temos tipos que são convertidos automaticamente como valores int para double, contudo há momentos que necessitamos fazer uso de um double como como inteiro, mas como neste caso estamos fazendo uso do armazenamento do de um valor maior em uma capsula menor então perderemos dados nesta conversão, mas já que muitas vezes nos deparamos com a necessidade da coerção (Casts) para isso usamos o comando colocando o tipo de dado a ser atacado entre parenteses, seguido pelo nome da variável a ser convertida.
Ex: double n1 = 10.80;
      int n2 = (int) n1; // saida da variável n2 = 10
Nesta coerção a parte flutuante da valor double e descartado quando feito a conversão para inteiro. Porém se quisermos também podemos arredondar o valor do ponto flutuante , neste caso usamos o método Math.round, que ira aproximar o valor para o mais próximo.
Ex: double n1 = 10.80;
      int n2 = (int) Math.round(n1); // saída da variável n2 = 11
Isso ocorrerá tendo o valor 0.5 como base para mais ou para menos no arredondamento do valor. uma observação que temos que fazer e que de cordo com a tabela de conversão de tipos, se tentarmos fazer a coerção entre tipos de dados que esta fora do intervalo do outro haverá perca de informações do dado neste caso o valor fica truncado, não tendo utilidade, pois não poderá se resgatar o valor real antes da conversão.
Coerções em java
Tipos de dados primitivos


 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.