Hello Node.js - Bem vindo a arquitetura não bloqueante

    O Node.js foi desenvolvido em 2009, por Rayan Dahe com uma equipe de colaboradores, sendo desenvolvida para ser uma arquitetura não bloqueante de processamento durante a utilização de I/O do servidor web, esta por sua vez vem ganhando mais espaço  no ramo das tecnologias, atualmente esta implementada em grandes sites e plataformas digitais como: Netflix, Uber.
O grande avanço trago pelo Node.js foi o fato de poder obter o máximo dos servidores no âmbito de infraestrutura de hardware (CPU, RAM) atual, assim ganhou-se potencial exponencial mantendo o e não precisando investir em onerosos upgrades.
     A sua base de desenvolvimento é na linguagem Java script onde está é sua runtime (maquina de execução ), a javascriptv8 que não depende de navegador. Com isso ganhou-se uma plena liberdade de poder usar a linguagem conhecida por muitos programadores de longa data no backend, assim podendo desenvolver aplicações de linha de comando, jogos, programas, etc.
Suas principais características são: 

  1. Escalabilidade e do fato de se usar estrutura de protocolos de baixo nível.
  2. Grande acervo de Plugins, lib em seus repositórios de código aberto.
  3. Aplicação single-thread.
  4. Uso de assincronismo nas suas chamadas.
  5. Eventos de I/O event-loop.
  6. Não bloqueante.
  7. Leveza e baixo consumo de hardware.
  8. Utilizar uma linguagem muito conhecida.
     O swu motor V8 javascript foi desenvolvido pela Google e implementado no seu browser Google Chrome, a libuv deu a esta biblioteca a características de uma linguagem de programação para desenvolvimento backend para o java script.
Ele utiliza o gerenciador de pacotes NPMC node package manager, com ele podemos gerenciar os projetos em Node.Js estes sao chamados de módulos. Todo módulo é quando desenvolvido e acompanhado com um arquivo chamado de bloco descritor (Package.jason).
Para utilizar o node.js deve se baixar o node e uma ide ou um um editor  de texto puro, mais o expresso que é  uma framework minimalista para poder trabalhar com rotas do site ou aplicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comunicado