Diagrama de caso de uso - comprar produto
Fonte: Autor


Aqui iremos utilizar o primeiro diagrama ao qual o analista ou programador irá criar a primeira visão criada a partir das elicitações de requisitos, e nada melhor para visualizar do que um desenho, sendo este um desenho próprio de uma linguagem documentada como os adotados pela UML(Unifie Moleding Language).

O primeiro diagrama mais adotado para criar esta primeira visão têm o modelo de caso de uso, ele realiza uma demonstração da interação dos usuários com o sistema que será criado.

Nesta visão temos:

  1. O ator é o usuário que utilizara o sistema ou até mesmo outro sistema que fará uso do sistema que será criado recebendo as informações ou introduzindo-as. Para representação usamos pequenos bonecos como um desenho simples.
  2. A representação das tarefas realizadas pelo sistema com a interação do usuário, dá-se pelo uso de balões sem preenchimento.
  3. Uma regra básica relacionada ao balão de interação refere-se que o enunciado sempre deve-se começar por um verbo seguido do substantivo EX:. Vender produto, pedir Conta, abrir Conta, solicitar impressão, etc.
  4. Para aumentar o detalhamento de cada interação do ator com o sistema podem ser criadas caixas retangulares extras, na qual serão descritas de formar a especificar noções que não podem ser aplicadas diretamente na caixa de interação ator para com o sistema.

Geralmente para que haja a melhor compreensão do caso e seja evitado ambiguidades usamos o maior nível de descrição de maior grau.

No comments