Top Menu

Certificação de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001


ATIVIDADE AVALIATIVA INFORMATICA E MEIO AMBIENTE
Certificação de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001

1       Sobre a ISO 14001

Com o crescimento da preocupação da humanidade e com os possíveis danos ao meio ambiente gerados pela consumo e produção industrial de bens e serviços surgiu o interesse de se criar mecanismos de minimizar o impacto ambiental da operação da empresas. Para tanto a ISO (organização internacional sediada na Suíça que publica normas) publicou a família de normas 14000, reconhecida e aceita internacionalmente como as melhores para a gestão do impacto ambiental das empresas.
A norma 14001 em particular é um núcleo central da norma 14000 que permite a uma empresa medir e documentar seu impacto ambiental. Sua última versão foi publicada no ano de 2004, daí o nome 14001:2004.
Um dos pontos importantes da norma ISO 14001:2004 é que ela determina que a certificação de uma empresa seja realizada por um organismo independente e credenciado para tanto. Assim como a ISO 9001, a empresa se prepara, mas a certificação é feita por um órgão certificador.
Os principais requerimentos para uma certificação ISO 14001:2004 são:
  1. Estabelecer e documentar um Sistema de gestão ambiental;
  2. Estabelecer e documentar um Sistema de auditoria da gestão ambiental;
  3. Estabelecer e documentar o Objetivo ambiental;
  4. Estabelecer e documentar o Desempenho ambiental;
  5. Estabelecer e documentar a Política ambiental;
  6. Facilitar a melhoria contínua.

2       As empresas pesquisadas que possuem a Certificação são:


Electrolux
 É uma empresa do ramo dos eletrodomésticos que se preocupa com o meio ambiente contribuindo para a preservação do meio ambiente contribuindo para diminuir os impactos causados pela produção de bens para a população, neste contexto como exemplo temos a substituição do gás CFC (clorofluorcarbono) nos equipamentos de ar-condicionado por HCFC (Hidro clorofluorcarbono), que não afetam a camada de ozônio e tem pouca ação sobre o efeito estufa.

Além disso, disso tem o objetivo de estar sempre seguindo ou além da legislação vigente das preocupações ambientais, quando ela tem como base para produção de produtos que menos consumam energia elétrica, conservação de agua na redução do uso de detergente na reciclagem de materiais.
Esta empresa aplica em todas as unidades da empresa no Brasil possuem certificados concedidos pelo Sistema Ambiental (ISO 14001). Possuindo a primeira indústria de ar-condicionado em Manaus com esta certificação.

Mercedes-Benz

O Sistema de Gestão Ambiental da Mercedes-Benz busca conciliar o desenvolvimento da Empresa com a conservação do meio ambiente, monitorando e controlando os aspectos ambientais. Além disso, atende aos requisitos legais e busca promover uma melhora contínua nas atividades da Companhia, otimizando tanto os processos produtivos, quanto os administrativos e comerciais.

Integrado aos Sistemas de Qualidade; e Segurança e Saúde Ocupacional, o SGA está organizado na forma de um manual, complementado por documentos gerenciais, denominados Procedimentos, e documentos operacionais, denominados Métodos de Trabalho, Instruções de Trabalho, Instruções de Meio Ambiente e Planos de Atendimento a Emergências, entre outros. Tais documentos são acessíveis a todos os colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil via intranet e por meio de quadros expostos em locais de trabalho.
Certificação ISO 14001:2004 e escopo do Sistema de Gestão Ambiental MBBras
Graças ao comprometimento com a conservação do meio ambiente e a eficiência de seu Sistema de Gestão Ambiental, a Mercedes-Benz do Brasil é certificada ISO 14001:2004 em três unidades no país. Para consultar o certificado da Mercedes-Benz e seu escopo do Sistema de Gestão Ambiental. 
A Mercedes-Benz do Brasil trabalha a responsabilidade ambiental sustentada nos seguintes pilares:
  1. Resíduos;
  2. Água, Ar e Solo;
  3. Conformidade legal;
  4. Eco eficiência;
  5. Divulgação e conscientização.
Brazul logística e transporte
A Brazul em suas atividades de logística e transporte de veículos em todo o território nacional, adota a gestão integrada para melhoria contínua dos processos e serviços no desempenho da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, por meio de excelência e comprometimento em:
Atendimento da legislação aplicável e aos requisitos;
  1. Identificar, monitorar, avaliar e gerenciar os riscos que causam impacto ao meio ambiente, implementando estratégias e ações que promovam a melhoria contínua do seu desempenho;
  2. Minimizar a Poluição Ambiental, especialmente na prevenção dos impactos atmosféricos;
  3. Prevenir lesões e doenças ocupacionais, sobretudo ocasionadas nas atividades de transporte e logística;
  4. Sustentabilidade do Negócio, buscando o crescimento e lucratividade, promovendo a conscientização e capacitação de seus colaboradores por meio das melhores práticas.


3       Referências


Electrolux, Electrolux. Disponível em: <http://www.electrolux.com.br/global-pages/footer-menu/superior/about-us/ambiente-e-sustentabilidade/>. Acesso em 19 de novembro de 18.
Mercedes-Benz, Certificacao-iso-14001. Disponível em:<https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/sustentabilidade/certificacao-iso-14001>. Acesso em 19 de novembro de 2018.
Brazul logística e transporte, Brazul. Disponível em:< http://www.brazul.com.br/iso_
14001.html>. Acesso em: 19 de novembro de 18.

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Blog do KDS - Tutoriais, Dicas, Noticias, PHP, Java. Designed by OddThemes & VineThemes